Câmara Municipal de Itiúba

25 de agosto - Dia Nacional da Educação Infantil.

23/08/2019 às 15h29

25 de agosto – Dia Nacional da Educação infantil

Hoje 25 de agosto,comemoramos o Dia Nacional da Educação infantil. Esta data foi instituída pela presidenta Dilma Roussef em 2012, atendendo a nossa reivindicação de socializar com a sociedade a importância desta etapa da educação. Da LDB de 1996 quando conseguimos o reconhecimento legal da Educação Infantil como primeira etapa da Educação Básica avançamos muito na luta. Em 2001 com a transferência em São Paulo das Creches para a Educação, reconhecendo legalmente em 2003 os Educadores da Infância como professoras,temos um outro ápice na luta em defesa desta faixa etária da educação. Em 2006 quando através do movimento fraldas pintadas, o SEDIN protagonizou a luta contra o Golpe do MEC zero a três no FUNDEB, a Educação Infantil como um todo é fortalecida tendo, como o ensino fundamental, financiamento específico. A lei 12602/12 para além do dia 25/8 que comemora o Dia da Educação Infantil, institui igualmente a semana, para que as reflexões acerca da importância desta etapa da educação seja compreendida por toda a sociedade em todas as suas dimensões. Cuidar, educar e o afeto nunca podem estar dissociados.Vivemos um momento muito delicado da conjuntura e o reconhecimento que tanto lutamos para que tomasse corpo enquanto direito ao acesso da criança a educação, encontram-se ameaçados por pensamentos que não consideram essa área da educação como investimento, entendem o desenvolvimento das crianças desperdício do dinheiro público. Temos que ter consciência da importância do nosso papel fundamental enquanto Educadores da Infância para continuarmos regendo esse magistério e que esse setor não fique estagnado.